terça-feira, 19 de julho de 2011

Cherry blossom

O passeio de domingo incluiu uma visita às bancas de flores da Dr. Arnaldo para ter idéias para a decoração do casamento. Sem dúvida, as flores que mais me chamaram a atenção foram as famosas flores de cerejeira... Simplesmente lindas! Uma pena serem encontradas apenas nesta época do ano. Em março, nem pensar - me disseram. Isto porque o cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. No Brasil, apenas três variedades são cultivadas, no Estado de São Paulo. 





A flor da cerejeira ou Sakura, em japonês, é a flor símbolo do Japão. Lá, a chegada da primavera é comemorada por toda a população com seus HANAMI (apreciação das flores) ou com piqueniques sob a florada. Nos Estados Unidos, no Washington National Cherry Blossom Festival, festeja-se a florada de quase 8.000 cerejeiras anualmente. As primeiras 3000 mudas foram plantadas em 1912, após doação pelo Governo Japonês em comemoração a amizade entre os dois países.




Bela, fugaz, a flor de cerejeira é representa a efemeridade da vida, já que a árvore só permanece florida por um curto período do ano. O filme Hanami - Cerejeiras em flor -  traduz toda esta simbologia...



Um comentário: